Ser jovem e ser santo... nossa missão!

"Pois Deus não nos chamou para impureza, mas para a santidade. Por conseguinte desprezar esses preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o Espírito santo" (ITes 4, 7-8)

Quantos anos você tem? Se tiver entre 17 e 25 anos você é considerado jovem. E muitos de nós dessa idade não está casado e nem tem filhos. Falo isso direcionando para os jovens que caminham na presença de Deus, e sem filhos e sem casamento, à primeira vista parece que somos muito livres, que gozamos de total liberdade pra servir em um ministério ou numa pastoral, mas na prática, não é bem assim que acontece. Nessa fase da vida nós estamos construindo nossas bases, morais, espirituais e materiais. Muitos e muitos de nós está no estágio e ao mesmo tempo na escola, acaba escola começa faculdade, termina o contrato de estágio, vem o emprego fixo. A galera rala pra conseguir um carro, uma casa, emprego. Precisa fazer visita da faculdade, estágio, emprego, alguns tem o privilégio de ter que se preocupar com o namoro, precisamos olhar pra nossa família, conseguir ainda tempo pra se divertir. Ufa! Caramba! Quem foi que falou que o jovem é livre?

São tantas coisas que são jogadas nas nossas costas durante a juventude, que quase não sobra tempo pra gente. Mas, isso não justifica o afastamento de Deus, somente uma coisa nos afasta de Deus: o pecado. O demônio sabe muito bem disso, por isso investe pesado contra os jovens, porque mesmo sem tempo, esgotado da rotina, o jovem arruma tempo pra Deus, porque essa força é dom de Deus pra juventude, o jovem tem por natureza o dom de ser forte. Mas o pecado envergonha a nossa humanidade diante da divindade de Deus. Mas Ele não desiste de nós, e nos perdoa, e nos reconcilia com Ele.

Quantas coisas tem sido oferecidas aos jovens no intuito de afastar o jovem da presença de Deus? Quantos programas de televisão, musicas e artistas se dirigem diretamente aos jovens a serviço do diabo, com intuito de fazer a força do jovem se tornar fraqueza através do pecado. Quem alguma vez assistiu malhação, pode notar isso, banalização da relação sexual antes do casamento, o grande clímax da trama é sempre uma garota que vai "perder" a virgindade com seu namorado. O pecado contra a castidade é vendido como normal, e nós compramos e pagamos caro por isso. Estamos trocando o céu pelas coisas do mundo, uma troca injusta, principalmente com Jesus, que morreu pra nos salvar.

Diante da falta de tempo dos jovens, a presença do pecado tenta substituir a presença de Deus. Porque o pecado tem ido até onde o jovem está, seu trabalho, sua escola, seus programas favoritos de televisão, nos ciclos de amizade. Mas essa é a grande luta do cristão, principalmente dos jovens, o verdadeiro cristão não é aquele que vence de uma vez o pecado, pois essa vitória a exemplo de Cristo se dará na ressurreição, mas o cristão é aquele que não desiste de lutar contra o pecado, essa é nossa luta. tem surgido muita inciativas para auxiliar o jovem nesse luta. Os grupos de oração universitários (GOU) têm dado testemunho dentro das faculdades, os grupos de oração jovem nos sábado à noite dão testemunho de que estar na presença de Deus é melhor que estar na balada, as festas, os barzinhos cristãos, são moções do espírito para aproximar o jovem de Deus, e da sua santidade.

É preciso renovar nosso jeito de ser católico, não inovar (fazer algo novo), mas sim renovar (restaturar o original, e fazê-lo novo de novo), viver nossa doutrina na radicalidade que ela nos oferta, mas dentro da sociedade de hoje, não precisa mudar a doutrina, mas mudar o nosso jeito de ser. O cristão não é triste nem chato, ele usa calça jeans e anda na contramão do sistema, nos é oferecido o pecado, mas nós aceitamos a salvação, ser cristão é ser diferente, é ir dormir de madrugada depois de um retiro, é sair na rua pra gritar que Jesus te ama, é ser santo e usar camiseta e calça jeans, é ser sentinela... É ser Jovem!
 
O pecado tem ido atrás dos jovens aonde ele está, e os cristãos tem ido atrás de quem?
 
Vamos rezar: Senhor Deus, Pai querido, nós te adoramos e te louvamos, te bendizemos Senhor pela força da nossa juventude, te pedimos a graça de permanecer firmes nessa luta, não esmorecer, dá Senhor, em nome de Jesus a cada um de nós, a graça do Seu Espírito, batiza-nos Senhor, enche com teu Poder a nossa vida, a nossa sexualidade, a nossa coragem, a nossa sobriedade Senhor. Penetra no mais profundo agora dos corações dos jovens do nosso país Senhor, especialmente desse que leu essa mensagem e sentiu o coração abrasado, incendeia Senhor esse jovem, põe fogo em seus lábios... Em nome de Jesus. Amém!

Carlos Maximiliano
Vila Velha - ES
Grupo de Oração Poder de Deus

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Ser jovem e ser santo... nossa missão!"

Postar um comentário